
O que é L-Carnitina?
A L-Carnitina é um aminoácido essencial para o corpo dos mamíferos e auxilia na locomoção dos ácidos graxos até as mitocôndrias (produtoras de energia no corpo), propiciando a queima de gordura desses ácidos e outras vantagens.

Como tomar L-Carnitina?
A L-Carnitina geralmente é vendida em cápsula, pois a sua forma líquida tem um sabor muito forte e a sua versão em pó não é regulamentada pela ANVISA.
Essas cápsulas podem ser ingeridas de maneira tradicional acompanhadas com algum líquido, como a água.
Os especialistas recomendam a ingestão diária de 2g a 6g de L-Carnitina durante o período de consumo e não há um horário exato para esse uso.
Por conseguinte, as doses desse produto devem ser divididas entre 2 ou 3 vezes durante o dia, podendo ser combinadas a outras proteínas e vitaminas.
Vale ressaltar que, antes de qualquer automedicação, você deve procurar um especialista para fazer uma avaliação do seu quadro identificando, assim, qual será a melhor utilização e ingestão desse aminoácido, visto que o seu uso em excesso pode causar alguns efeitos colaterais leves.

Onde encontrar L-Carnitina?
A L-Carnitina é produzida pelo organismo humano e também pode ser encontrada mais concentradamente em suplementos ou em alimentos de origem animal, como carnes vermelhas e com menos presença nos demais alimentos, como proteína de soja e abacate.

Benefícios da L-Carnitina?
A ingestão de L-Carnitina traz várias vantagens para o ser humano, mas podemos destacar quatro principais.
- Ajuda no emagrecimento
O consumo da L-Carnitina aumenta tanto a energia, quanto a disposição corporal. Desse modo, os treinos poderão ser feitos com mais eficiência, volume e intensidade, o que facilita o aumento da massa magra e a definição muscular.
- Aumento da performance nos treinos
Com o reforço de L-Carnitina na reposição e no transporte de oxigênio para os músculos, além do aumento do fluxo sanguíneo, a recuperação após o treino pode ser mais tranquila e com menos dores musculares tardias.
- Auxílio após o treino
O emagrecimento acontece principalmente no processo já citado do transporte dos ácidos graxos, no qual o corpo passa a utilizar como fonte de energia a gordura que se encontra em armazenamento.
- Prevenção de doenças cardiovasculares
A L-Carnitina fortalece o sistema imunológico e promove o bem-estar. Assim, o corpo atinge uma alta imunidade capaz de prevenir e combater diversas doenças.

Como a L-Carnitina funciona?
A principal função da L-Carnitina é transportar gorduras, em particular ácidos graxos de cadeia longa, para as mitocôndrias das células . Nas mitocôndrias, as gorduras são oxidadas e tornam-se combustível para a síntese de trifosfato de adenosina, ou ATP.