O que é cafeína?
Cafeína é um alcaloide classificada como metil xantina, lipossolúvel e quando ingerida é absorvida de maneira rápida. A substância é metabolizada no fígado, onde uma enzima chamada CYP1A2 promove a sua quebra e distribuição. Após isso, efeitos da substância são desencadeados no organismo.
A cafeína é uma substância extremamente popular e que pode ser vista e consumida em diferentes formas, como, por exemplo, em chás, mates, refrigerantes, comprimidos para gripe, entre outros. Em relação especificamente aos treinos, a suplementação com cafeína tem se tornado cada vez mais conhecida, já que a substância tem efeito termogênico e se mostra como uma alternativa muito interessante como pré-treino para quem deseja ter mais performance e melhor desempenho.
Para que serve a cafeína?
A cafeína é um estimulante natural, já que atua no sistema nervoso, inibindo os receptores de adenosina. Também vale dizer que a suplementação com cafeína é interessante para quem deseja ganhar massa muscular, para quem busca mais energia para os treinos, para diminuir a fadiga, além de ter efeito broncodilatador, auxiliar na liberação de adrenalina e no aumento da força.
Em relação especificamente ao emagrecimento, a cafeína também pode ajudar, pois aumenta a energia para que sejam realizados treinos mais intensos e, consequentemente, mais gasto energético. Porém, trata-se de uma aliada, pois é importante lembrar que o processo de emagrecimento também necessita de dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos frequente.
Quais são os benefícios da cafeína?
A lista de benefícios da cafeína é longa e muito diversa. Apesar de ela ser conhecida por dar energia e eliminar o cansaço, na realidade os seus benefícios vão muito além, como o efeito termogênico, por exemplo. Abaixo, outros dos principais benefícios da cafeína:
- Melhora a atenção, concentração e o foco;
- Melhora a memória e a capacidade de aprendizado;
- Aumenta a força e a resistência muscular;
- Aumenta o desempenho durante os treinos e atividade física em geral;
- Diminui o cansaço e o sono;
- Melhora o humor;
- Diminui a depressão;
- Estimula a disposição e o bem-estar;
- Melhora o raciocínio e a velocidade processamento da informação;
- Melhora a respiração;
- Diminui a dor de cabeça;
- Reduz a percepção de dor;
- Otimiza a contração muscular;
- Apresenta efeito diurético.
Além disso, a cafeína, como falamos anteriormente, ajuda a emagrecer, já que possui efeito termogênico. O que acontece é que a substância consegue acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura corporal. Porém, lembre-se que para o processo de emagrecimento, é necessário prática de atividades físicas de maneira regular e uma alimentação balanceada.
Os benefícios da cafeína para atletas
Em se tratando especificamente de atletas e praticantes de atividade física frequente e intensa, a cafeína oferece benefícios que realmente são interessantes e que fazem com que esse suplemento seja bastante popular e conhecido. Entre os benefícios da cafeína para atletas podemos citar:
- Intensificação da potência física e limite mecânica. Isso acontece porque a cafeína ajuda no aumento da força, da resistência muscular e na agilidade nos mais diferentes tipos de treinos;
- Diminuição da fadiga durante os exercícios. Dessa maneira, o atleta consegue ter mais disposição e consequentemente se dedicar mais a séries e treinos longos e pesados;
- Muda a percepção da dor durante a prática de atividade física, já que auxilia no aumento da concentração de beta endorfinas. Dessa maneira, atletas conseguem realizar exercícios que exigem mais de seu organismo;
- Como a cafeína ajuda no estado de humor, acaba promovendo mais bem estar e disposição para treinos e atividades físicas;
- A cafeína melhora a respiração durante a prática de atividade física, pois consegue facilitar a dilatação das vias respiratórias;
- Auxilia no aumento da força mental, do foco, da concentração e do estado de alerta. Tais benefícios ajudam bastante em atividades físicas que demandam mais raciocínio;
- Diminui a fadiga no pós treino e, dessa maneira, é possível voltar a treinar com mais disposição e menos cansaço;
- Libera hormônios catabólicos, que auxiliam na queima de gordura.
Para quem a cafeína é indicada?
A cafeína é indicada para atletas profissionais, esportistas amadores e também para pessoas que estão começando a praticar exercícios físicos. Ela é bastante comum de ser usada por esportistas que praticam atividades que envolvem resistência e alto rendimento, como corrida, triatlo, vôlei, basquete, ciclismo, entre outros.
Para os praticantes de musculação, a cafeína também é muito indicada, ajudando no fortalecimento muscular, aumento da massa magra e também auxiliando o processo de emagrecimento.
Entretanto, é muito importante lembrar da importância de consultar um profissional de saúde antes de incluir um suplemento na sua rotina. É o profissional que vai conseguir analisar quais são as suas reais necessidades, a dosagens, os melhores horários para consumir e montar um plano estratégico para que se consiga os objetivos de maneira ainda mais eficiente com a ajuda da suplementação de cafeína.
Qual o melhor horário para tomar cafeína?
Como a cafeína é uma substância que ajuda no desempenho de atletas, o mais recomendado é que seja consumida como pré treino, ou seja, antes da prática de atividade física. No geral, a ingestão de cafeína deve acontecer pelo menos 30 minutos antes do treino, para que a substância atinja o seu pico de concentração.
Já durante a noite, deve se evitar o consumo de cafeína, pois pode acabar atrapalhando o relógio biológico e o sono.
Qual a quantidade ideal de cafeína?
Como trata-se de um suplemento que se relaciona com a produção de energia, a quantidade ideal vai depender do objetivo de cada indivíduo, a rotina alimentar, a tolerância à substância, o tipo de atividade física praticada, o estado nutricional, entre outros.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de suplemento de cafeína por atletas não deve ultrapassar 400mg/dia. Também é comum que se faça o cálculo levando em consideração a dosagem de até 6mg por quilo de peso corporal. Dessa maneira, um individuo que pesa 60kg, por exemplo, deve multiplicar 6X60, chegando à dose diária de 360mg.
O recomendado é que o cálculo de dosagem, assim como indicação de necessidade, seja realizado por profissional de saúde, que poderá ajudar a obter os melhores resultados. É importante reforçar, ainda, que ultrapassar o limite da dosagem de cafeína pode ser perigoso, podendo causar agitação irritação, tontura e insônia.
O efeito termogênico da cafeína
A cafeína é uma substância termogênica e isso quer dizer que ela atua na indução da termogênese. A termogênese é a produção de calor por meio da energia liberada por reações químicas e que é controlada pelo sistema nervoso simpático.
O aumento da temperatura corporal é um aliado para a queima de gordura, auxiliando assim no processo de emagrecimento. Além disso, esse efeito termogênico ajuda no gasto calórico, fazendo com que o corpo precise de mais energia para conseguir fazer as suas funções, o que também auxilia no emagrecimento.
O processo de emagrecimento precisa de uma série de fatores para que aconteça, como prática de exercícios físicos frequentes e uma dieta balanceada e, por isso, a cafeína atua apenas como um aliado.
Quais os efeitos colaterais da suplementação com cafeína?
A cafeína é uma substância que pode desenvolver diversas reações nos indivíduos, já que vai depender da dosagem e também se a pessoa metaboliza bem a cafeína ou se não possui tolerância.
Concentrações altas de cafeína podem causar uma série de reações, com taquicardia, cefaleia, tontura, tremores, irritabilidade, insônia, agitação e até mesmo ser prejudicial para a performance em atividades físicas. Tais reações acontecem devido a estimulação do cérebro. Já em relação ao estomago, doses altas de cafeína também podem causar enjoos, vômitos, diarreia, dor, entre outros.
A cafeína também pode causar dependência e, quando algumas pessoas que consomem diariamente interrompem a ingestão, podem acabar apresentando cansaço, irritabilidade e dor de cabeça. Esses sintomas levam de 2 a 7 dias para desaparecerem por completo.
Por isso, o indicado é que se consulte um profissional nutricionista antes de começar a consumir cafeína. É o profissional que vai conseguir avaliar a necessidade, indicar o melhor aproveitamento do suplemento e excluir eventuais efeitos colaterais.
A cafeína deve ser consumida sob orientação médica.
Quais são as contraindicações da suplementação de cafeína?
A suplementação com cafeína não é indicada para crianças menores de 12 anos, indivíduos alérgicos, com pressão alta, úlceras no estomago ou que possuem doenças no coração, como arritmia cardíaca. Além disso, a cafeína deve ser evitada por indivíduos que sofrem com insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, podendo influenciar em sintomas ainda mais fortes dessas condições.
Indivíduos que tomam medicamentos precisam conversar com o médico antes de incluir a suplementação de cafeína em sua rotina, já que alguns medicamentos podem acabar tendo interação com a cafeína.
Dúvidas Frequentes
Cafeína emagrece?
É verdade que qualquer pessoa pode tomar suplemento de cafeína?
Cafeína deve ser tomado como pré-treino. É verdade?
É possível ter sensibilidade a cafeína?
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.