Nenhum Produto Encontrado. :(
O que é Zinco Quelato?
O Zinco Quelato é um componente estrutural que tem grande importância no corpo, participando de reações do metabolismo celular. Esse tipo de componente atua na função imunológica, como defesa antioxidante, para crescimento e desenvolvimento, entre outros.
Os benefícios do consumo de Zinco Quelato são bastante apreciados por quem pratica exercícios físicos e tem, ou busca, uma vida saudável.
Nos alimentos, é possível encontrar o Zinco Quelato principalmente nos de origem animal, como frango, carne vermelha, camarão e ostra. As oleaginosas, como amendoim, castanhas e semente de abóbora também são ricos em zinco.
Os indivíduos que seguem uma dieta vegetal são os que mais apresentam deficiência de zinco. Além disso, o consumo excessivo de cereais refinados também atrapalha a absorção do zinco pelo organismo.
Portanto, o Zinco Quelato pode ser ingerido por alimentos, mas também como suplemento, sempre lembrando da importância da consulta com profissional antes de incluir qualquer suplemento em sua rotina, para que se verifique a real necessidade, assim como dosagem ideal, frequência de uso e se evite possíveis efeitos colaterais.
Para que serve Zinco Quelato?
O Zinco Quelato participa de diversas interações no organismo, auxiliando na manutenção de uma série de vias metabólicas. Entre as principais funções está o fato de participar da defesa imunológica, ser um estimulante de crescimento, atuar na prevenção do diabetes, ser um antioxidante e estimulante da tireoide, entre outros.
Além disso, o Zinco Quelato possui efeito positivo na memória, aprendizado, saúde dos ossos, prevenção do Alzheimer e doenças cardiovasculares, atua contra sintomas de depressão, entre outros. A deficiência de Zinco Quelato também está associado ao aumento de enfermidades infecciosas, de problemas com a capacidade cognitiva, anorexia, danos oxidativos e neuropsicológicos, entre outros.
A forma quelata do zinco é que tem maior qualidade para que o mineral possa ser absorvido e ainda previne desconforto na ingestão.
Quais os benefícios do Zinco Quelato
O Zinco Quelato oferece uma série de benefícios para o organismo. Entre os principais podemos citar:
- É um poderoso antioxidante, e, por isso, auxilia na proteção das células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres;
- Participa de maneira ativa de processos neurológicos;
- Está diretamente associado ao desenvolvimento cognitivo;
- Auxilia na manutenção da saúde do coração;
- Auxilia no tratamento do diabetes;
- Ajuda a reforçar a imunidade;
- Ajuda a diminuir o depósito de colesterol nas artérias;
- Atua na síntese de proteína;
- Contribui para a recuperação muscular;
- Contribui para a saúde do cabelo, pele e unhas;
- Auxilia na visão. - Protege contra a pneumonia;
- Melhora a cicatrização;
- Ajuda no tratamento da depressão.
Apesar do Zinco Quelato ter diversos benefícios, lembre-se da importância de que a recomendação da necessidade, dosagem e tempo de tratamento seja realizado por um profissional. Desta maneira, será possível que seja montado uma estratégia de acordo com as características individuais para aproveitar ainda mais todos os benefícios desse tipo de suplementação.
Para quem o zinco é indicado
O Zinco Quelato é indicado, principalmente, para quem está com deficiência ou insuficiência desse elemento. Para realizar esse tipo de análise, o recomendado é uma consulta média.
Em relação especificamente aos atletas e praticantes de atividades físicas, a suplementação com Zinco Quelato se mostra como bastante interessante, mas sempre com indicação de nutricionista para verificar a dosagem correta e a necessidade.
Zinco Quelato para praticantes de atividade física
O organismo atua de diferentes maneiras para prevenir os efeitos do estresse oxidativo e, algumas delas, dependem do zinco. No contexto de praticantes de atividades físicas, a suplementação com Zinco Quelato ajuda a prevenir a ocorrência de lesões musculares, já que possui propriedades oxidativas, diminuindo a chance de danos.
Além disso, praticantes de atividades físicas com ingestão baixa de zinco também, muitas vezes, ingerem a suplementação com a finalidade de compensar as perdas associados á prática de exercícios.
Como identificar a deficiência de Zinco Quelato no organismo?
A falta de zinco no organismo é identificada através de exames de sangue e urina. Na maioria das vezes, pacientes que estão com deficiência de zinco apresentam sintomas como falta de apetite, perda de paladar, queda de cabelo e dificuldade cognitiva.
Somente com o médico é possível identificar essa deficiência e investigar as possíveis causas. De modo geral, a suplementação com Zinco Quelato por via oral em doses adequadas as necessidades conseguem resolver o problema.
Como consumir Zinco Quelato?
O zinco pode ser consumido através de alimentos ou por suplemento e, neste caso, o acompanhamento médico se faz necessário. É importante dizer que algumas substâncias em combinação com o zinco podem ajudar ou atrapalhar a absorção do mesmo.
O café, por exemplo, se consumido junto com a suplementação, contribui para que haja redução da absorção do zinco pelo organismo. Já a vitamina C pode fazer com que a absorção pelo organismo seja ainda mais eficiente.
Por este motivo, o acompanhamento nutricional e a criação de uma estratégia individual, assim como as indicações de dosagem e frequência de tratamento, são tão importantes.
Qual a quantidade ideal de Zinco Quelato?
É válido dizer que a ingestão de Zinco Quelato em níveis maiores do que os recomendados podem trazer prejuízos para a saúde. Por isso, o recomendado é que o nutricionista avalie cada caso de maneira individual e indique qual é a dosagem ideal. Para a quantidade ideal ser recomendada é necessário levar em consideração características individuais, como hábitos alimentares, patologias existentes, gestação, entre outros.
A quantidade ideal de zinco para cada pessoa pode, portanto, variar bastante. Na maioria das vezes, a ingestão recomendada é de 8mg ao dia para mulheres e 11mg ao dia para homens.
Não deixe de realizar uma consulta para verificar quais são as indicações e recomendações para o seu caso individual.
Efeitos colaterais da suplementação com Zinco Quelato
Em relação a alimentação, é muito difícil que haja uma superdosagem. Isso acontece, na maioria das vezes, quando um individuo possui uma alimentação com excesso de ácidos ou de enlatados que utilizem embalagens que contenham zinco.
Entre alguns sintomas da alta dosagem, seja por alimentação ou suplementação, podemos citar: náuseas, vômitos ou diarreias. Em caso de superdosagem prolongada, é possível danos no sistema imunológico e anemia.
Quais são as contraindicações da suplementação de Zinco Quelato?
Não há contraindicações da suplementação de Zinco Quelato para pessoas saudáveis, porém, é sempre recomendado avaliação médica antes da inclusão de suplemento na rotina. Indivíduos com doenças ou condições especiais, como gestantes, precisam ter atenção redobrada e só ingerir suplementos com orientação e acompanhamento médico.
A suplementação com Zinco Quelato é indicada para grávidas?
A suplementação com Zinco Quelato só é indicada para grávidas caso seja recomendada pelo médico. Antes, durante e após a gestação, é necessário cuidado redobrado com a saúde da mãe e do bebê.
A deficiência de zinco em gestantes pode apresentar risco para o bebê, como defeitos congênitos e nascimento com peso corporal abaixo da média. Porém, o excesso de zinco também pode causar risco e, por isso, a suplementação só deve acontecer com orientação do profissional.
Como saber se é a hora de tomar suplementação com Zinco Quelato?
A suplementação com Zinco Quelato é bastante indicada para atletas e praticantes de atividade física, principalmente os de alta intensidade. Isso acontece porque acaba se tendo uma demanda maior de agentes antioxidantes. Portanto, quanto mais atividades físicas, mais necessidade de suplementar com zinco.
A dosagem varia de pessoa para pessoa, suas características, rotina e outros fatores. Para verificar a necessidade de suplementação com Zinco Quelato, o indicado uma consulta com médico ou nutricionista, que poderá indicar se essa é a alternativa mais indicada para cada caso.
Zinco e o tratamento de diabetes
O zinco tem um papel no tratamento do diabetes e a baixa quantidade do nutriente no organismo é vista em indivíduos com diabetes mal controlada.
Estudos e pesquisas apontam que pacientes com diabetes tipo 2 que tiveram o zinco em seu tratamento, obtiveram uma redução da concentração de colesterol total e de triglicerídeos, o que ajuda diretamente na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Entretanto, a busca por suporte profissional é fundamental para que se verifique se a suplementação com zinco é indicada, assim como a dosagem, frequência de uso, entre outros.
O Zinco é aliado para a saúde do coração e no tratamento de doenças neurológicas
O zinco é uma substância muito importante para a saúde e que exerce função quando se trata da manutenção da saúde do coração. O estresse oxidativo das células quando as mesmas não lidam bem com os radicais livres podem gerar problemas cardíacos. Sendo o zinco um importante antioxidante, ele favorece a proteção e manutenção da saúde do coração.
Além disso, o zinco também participa de maneira ativa dos processos neurológicos, está relacionado com o desenvolvimento oxidativo e estudos ainda relevam que o nutriente é importante na neurogênese, sinapses e migração neural. É justamente por isso que a falta de zinco pode causar problemas no desenvolvimento cognitivo.
Zinco para a saúde da pele
O zinco também exerce papel importante na derme, para sua reparação, manutenção e nutrição. Diversos estudos e pesquisas apontam, por exemplo, que o zinco atua de maneira positiva na cicatrização da pele. Em pacientes com deficiência de zinco, é possível que haja sintomas na pele, com aspereza e atraso na cicatrização.
Dúvidas Frequentes
Como o Zinco Quelato funciona?
Quais são os sintomas da deficiência de zinco?
Quais são os alimentos ricos em zinco?
Quais são os efeitos colaterais do zinco?
Quais são os benefícios da suplementação com zinco?
Qual a dosagem ideal de zinco?
É verdade que o zinco é um poderoso antioxidante?
Como saber se preciso da suplementação com zinco?
Fonte: Vitall.com.br
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.