Proteína é uma molécula formada por um conjunto de aminoácidos que são conectados entre si por meio de ligações químicas chamadas peptídicas. Esses aminoácidos são formados por moléculas de oxigênio, nitrogênio e hidrogênio. Eles são divididos em dois tipos:
- Essenciais: que precisamos consumir por meio da alimentação ou suplementação. São eles: BCAA (valina, leucina e isoleucina), lisina, treonina, fenilalanina, metionina, histidina e triptofano.
- Não essenciais: que o nosso corpo produz naturalmente. São eles: ácido aspártico, alanina, arginina, cisteína, asparagina, ácido glutâmico, glicina, glutamina, serina, tirosina e prolina.
PARA QUE SERVE A PROTEÍNA?
Podemos dizer que não existe nenhum processo biológico em que as proteínas não exerçam algum papel importante. As principais funções das proteínas são:
O Whey contribui para a hipertrofia, auxilia na reparação do tônus muscular e favorece no ganho massa muscular magra.
Benefícios do Whey Protein:
• Auxiliar no crescimento e manutenção dos tecidos;
• Ganho de massa muscular;
• Aumenta a imunidade;
• Manter o equilíbrio dos fluidos corporais;
GANHO DE MASSA MUSCULAR
E PERDA DE PESO
Para quem pratica esportes e busca ganho de massa muscular ou perda de peso, a proteína pode ser uma grande aliada quando consumida na quantidade correta.
Por exemplo, a proteína é essencial para as pessoas que tem como objetivo a hipertrofia. A prática de exercícios de força causa microlesões no tecido muscular. Então, durante a sua reconstrução, as proteínas atuam estimulando a síntese dessas fibras.
Por isso, muitos especialistas recomendam o consumo de proteína logo após o exercício. Dessa forma, a síntese será maior que a quebra e haverá ganho de massa muscular.
Semelhante, o consumo equilibrado de proteína associado a uma alimentação saudável também ajuda a perder peso. Embora possuam a mesma quantidade de calorias que os carboidratos, as proteínas dão uma sensação maior de saciedade, pois demoram mais para serem digeridas. Dessa forma, demoramos mais para sentir fome.