O QUE É
CREATINA?
A creatina é um composto naturalmente produzido pelo pâncreas, fígado e rins a partir de aminoácidos como metionina, glicina e arginina. Presente em alguns alimentos como peixes, carnes, ovo, dentre outros, essa substância é armazenada principalmente nos músculos. De modo geral, nosso corpo produz 1g de creatina por dia e ingerimos mais 1g na dieta.
Esse é um suplemento recomendado para quem busca aumento de força, de potência e da massa magra (hipertrofia).
COMO A CREATINA
FUNCIONA?
A creatina está envolvida na produção de ATP, a fonte de energia utilizada pelos músculos em exercícios de alta intensidade e curta duração, como musculação, arremessos de peso, saltos e corridas curtas.
Combinada com o treinamento com pesos, a creatina retarda a perda de massa óssea com a idade e pode aliviar os efeitos da osteoartrite, em que as articulações se tornam rígidas e doloridas. Dito isso, a creatina, inevitavelmente, tem efeitos diferentes nos indivíduos.
Quando fazemos uma suplementação com creatina, podemos potencialmente nos exercitar mais prontamente, em sessões até mesmo mais intensas e com períodos de descanso mais curtos, o que ajuda na hipertrofia.
POR QUE TOMAR
CREATINA?
A creatina ajuda você a se recuperar entre as séries. O que significa que o valor de um suplemento está em aumentar a velocidade de recuperação, o que por sua vez aumenta a quantidade de trabalho que você é capaz de fazer durante um treino. Com o tempo, isso leva a ganhos mais rápidos em força e tamanho.
A creatina provou ser um dos suplementos mais eficazes para melhorar o desempenho durante repetidas sessões de exercício intenso. Já na década de 1970, os cientistas soviéticos sabiam que os suplementos de creatina melhoravam o desempenho e contribuíram para o domínio olímpico da URSS durante os anos 70 e 80.